Trabalho
Anderson Brezolin Aita1
Mara A. Lissarassa Weber2
RESUMO
O tema central deste estudo é a gestão de pessoas por competências nas organizações. Dentro das organizações que buscam maior competitividade e distinção no mercado de trabalho, o ponto mais importante é, sem dúvida, a gestão de pessoas por competências, já que são fundamentais para o sucesso do negócio. Como metodologia de pesquisa foi feita uma revisão bibliográfica, que abrange leitura, interpretação e análise de diferentes autores e materiais sobre o tema. Constatou-se, a partir de conceitos essenciais, que esse tipo de gestão exige muitas transformações, pois essa é capaz de ampliar os benefícios organizacionais, através da inclusão de colaboradores com as competências adequadas às necessidades organizacionais da empresa, podendo gerar maior lucratividade.
Palavras-chave: Gestão de pessoas. Gestão por competências. Organização.
1 INTRODUÇÃO
A expansão de competências específicas possibilita ao profissional o desenvolvimento de uma visão ampla dos negócios da organização. Diante disso, busca-se refletir sobre as novas tendências da Gestão de Pessoas, identificando as principais diferenças entre competências individuais e organizacionais, além de mostrar como elas se inter-relacionam. Para tal, será realizada uma breve revisão da bibliografia relacionada ao tema.
É importante salientar que, para falar de competência deve-se falar de aprendizagem, e, aprender implica adquirir novos conhecimentos e isso conduz a uma troca de atitude. Assim, aprender implica inovar, buscar novas metas. Assim, na organização, as trocas de conhecimentos e experiências, aprimorando o que está bom e melhorando o que precisa ser melhorado, conduzem a uma conduta mais efetiva de aprendizagem é o que se deve chamar de competência.
Jorge Nuñez, (1997, p. 22) define competências "como o conjunto de conhecimentos, habilidades, destrezas e