trabalho
Assinale a seguir a alternativa incorreta: a.
Os estudiosos das ciências sociais, investigando o processo histórico de constituição do ser social, concluíram que nunca houve sociedades humanas sem dependência de drogas. b.
Nas sociedades tribais, os usos de substâncias psicoativas e/ou psicotrópicas estiveram integrados à vida social, configurados em rituais significativos para as comunidades. c.
Os colonizadores europeus, à medida que experimentaram certas substâncias, passaram a considerá-las curativas e disseminaram seu uso indiscriminado. d.
No contexto do Iluminismo, as novas drogas foram estudadas, seus princípios ativos foram reproduzidos em laboratório e criaram-se novas mercadorias e mercados ligados a novas formas de uso das drogas. e.
No capitalismo, as drogas vivem ciclos de aprovação e desaprovação social (jurídica e cultural), a depender dos relatos e estudos de efeitos adversos, mas também de variáveis tais como os interesses econômicos e políticos implicados.
0,5 pontos
Pergunta 2
Analise as assertivas a seguir:
I. A dependência de drogas é um processo de difícil apreensão, em que a experimentação ou uso episódico pode adquirir um caráter recreativo, social e habitual, passando ao uso abusivo e à perda da liberdade de escolha quanto ao uso, já então dependente.
II. Os critérios diagnósticos devem ser avaliados em sua possível ocorrência nos últimos 30 dias, na vida do indivíduo, conforme preconizado, tanto pela Organização Mundial de Saúde quanto pela Associação Médica Americana.
III. Um dos critérios para o diagnóstico da dependência de drogas é a dificuldade de controlar o próprio consumo (o indivíduo sempre acaba consumindo mais do que desejava inicialmente). Outro critério é a tolerância (aumento da quantidade para obtenção dos mesmos efeitos).
Assinale a seguir a alternativa correta: a.
Estão incorretas as alternativas II e III. b.
Estão corretas as alternativas I e III. c.
Estão