trabalho
“A igreja primitiva não era "templista". A única menção a templo no Novo Testamento é a que se refere ao templo de Jerusalém. Em Jerusalém, todos os irmãos eram judeus acostumados a freqüentar o templo. Por isso, continuaram indo ali como igreja por uma questão de costume e, também, para estarem no meio do povo. Mas, já em Jerusalém, a igreja começou a se reunir nas casas (At 2:46; 5:42). Com o crescimento numérico, essa prática se tornou cada vez mais indispensável. As igrejas que surgiram no mundo gentílico, apenas se reuniam nas casas. Toda a estrutura da igreja estava estabelecida sobre os lares (Rm 16:5,10,11,14,15 ; 1Co 16:15,19 ; Fp 4:22 ; Cl 4:15).
Não há nenhuma menção acerca de templos. A única referência a um salão de reuniões é da escola de Tirano, utilizada por Paulo por apenas dois anos. Por que o Espírito Santo dirigiu a igreja dessa maneira? Parece que é óbvio. Tudo que o Senhor tem revelado sobre o correto ordenamento dos santos, o desempenho do seu serviço, as juntas, etc., não se pode praticar em grandes reuniões com muita gente. Só é possível em pequenos grupos. Logo, é muito importante que cada discípulo compreenda bem qual é o objetivo da igreja nas casas. Cada irmão deve entender que não estamos querendo fazer uma reunião. Não é um "monte de gente" que vem para aprender ou para ouvir palestras.
Todos são soldados de Cristo que vêm para treinamento e para limpar as armas. São "obreiros" que se encontram para avaliar o serviço que estão fazendo para o Senhor, e receber nova direção para continuar a obra. “A igreja que se reúne na casa é uma equipe de trabalho”. (Igreja em Salvador-Ba).
O que o Senhor pretende nos nossos dias é restaurar a sua Igreja, em conformidade com o modelo que Ele mesmo estabeleceu há 2013 anos: Uma igreja simples e um Jesus grande. A igreja nos lares não é um modismo ou um modernismo. Trata-se de obediência ao projeto original de Cristo, que os apóstolos derem seguimento.
O que se