trabalho
A burocracia surge da necessidade de criar um modelo organizacional que considera todos os aspectos organizacionais, fossem eles humanos ou estruturais. Qualquer sociedade, que se baseia em leis racionais e organizados considerada uma burocracia.
Burocracia ideal para Max Weber:
Divisão do trabalho: os trabalhos são divididos em tarefas simples e rotineiras.
Hierarquia de autoridade: os cargos são organizados em uma hierarquia, sendo inferiores controlado por um cargo mais elevado.
Formalidade: significa que as organizações são constituídas com base em normas e regulamentos, chamados leis, que estipulam os direitos e deveres dos participantes. Todos são iguais perante a lei.
Impessoalidade significa que nenhuma pessoa e empregada de outra. As pessoas são ocupantes de cargos ou posições. Alguns cargos são de autoridade. A obediência e devido aos cargos, não as pessoas que elas ocupam. Todos seguem leis.
Profissionalismo: de forma geral, os cargos de uma burocracia oferecem a seus ocupantes uma carreira profissional e meios de vida. Trabalham em troca de salários fixos e seguem suas carreias dentro da organização.
CLASSICA
Teoria que da ênfase a gerencia e a departamentalização. Tinha a preocupação de aumentar a eficiência da empresa por meio da organização e da aplicação princípios gerais de administração. O conjunto de operações de toda a empresa pode ser divido em seis grupos:
técnicas: produção, fabricação, transformação
comerciais: compras, vendas, permutas
financeiras: procura a gerencia de capitais
de segurança: proteção de bens e de pessoas
de contabilidade: inventários, balanços, preços de custo e estatística
administrativas: previsão, organização, comandar, coordenação e controle
CONTINGENCIA
Joan Woodward , Tom Bunrs e Warren Bennis são os