Trabalho
1ª Lei- Inércia “ Um corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, a menos que haja uma força aplicada sobre ela”. Um objeto que está em repouso ficará em repouso a não ser que uma força aja sobre ele. Um objeto que está em movimento não mudará a sua velocidade a não ser que uma força aja sobre ele.
Exemplo 1 : Uma Bola que está guardada lá muito tempo sem você fazer nada com ela , vai permanece parada a menos que você chute, ou seja, aplique uma força, ela sai do seu estado natural e vai começar a rolar, ficará rolando na mesma direção e na mesma velocidade, só que existem forças que vão impedir que ela fique rolando. Essas forças vão começar a freiar a bola, fazendo com que ela pare.
Exemplo 2 :
Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.
2ª Lei- Principio fundamental da dinâmica “ A mudança de movimento é proporcional a força imprimida, e é produzida a direção de linha reta na qual aquela força é imprimida.” A força aplicada a um objeto é igual á massa do objeto multiplicado por sua aceleração. Também quanto mais massa o corpo tiver mais força terá que ser aplicada sobre ele.
Formula- F = m.a
F= Causa ma= Consequência
F = força resultante m = massa a = aceleração
Essa lei diz que a força resultante (F) que atua sobre uma partícula de massa m produz uma aceleração a sobre a partícula, ou seja, modifica a velocidade da partícula.
Então, sem força resultante, nada de aceleração, e a velocidade da partícula será constante.
Exemplo:
Se um carinho de supermercado estiver vazio, é muito