Trabalho
No século XIX, esse pensador lançou as bases teóricas de uma ideologia que viria a projetar a Revolução Russa e uma potência mundial no século seguinte. Trata-se:
De Karl Marx, autor do Manifesto do Partido Comunista, na qual conclama os trabalhadores a se unirem para derrubar a burguesia e o capitalismo por meio de uma revolução.
Comentário:Marx prega a emancipação política da classe trabalhadora. Os conceitos do marxismo, como a teoria da mais-valia e da acumulação de capital, estão presentes em O Capital.
Embora seja recorrente o uso do termo "comunista" associado a regimes como o da Rússia soviética e da Coreia do Norte, o emprego é equivocado. Por quê?
O comunismo é o estágio posterior ao socialismo, quando o Estado desaparece - o que nunca chegou a acontecer.
Comentário:As experiências de implantação da doutrina de Karl Marx ocorreram sempre com algumas distorções. Por isso não dizemos que há Estados comunistas e sim que há socialismo real.
Assinale a alternativa que não caracteriza a Rússia antes da Revolução e não explica os antecedentes do movimento.
Mais de 80% dos habitantes viviam nas cidades, que, sem condições de atender a população continuamente expulsa do campo, entrava em colapso.
Comentário:A Rússia era predominantemente rural, com 80% da população vivendo no campo e a maior parte do território estava nas mãos da nobreza.
Sobre a Revolução Russa, ocorrida entre 1917 e 1928, é correto afirmar que:
O movimento derrubou a monarquia e culminou na criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o primeiro país socialista do mundo.
Comentário:O processo de criação da URSS foi de intensa agitação política e militar e deu origem a uma das potências que dominaram por décadas a geopolítica