Trabalho
A fim de preparar a Unesp para os atuais desafios, cerca de 100 professores, entre eles diretores e coordenadores de cursos da área de Ciências Agrárias, participaram no dia 29 de setembro, em São Pedro (SP), do Workshop sobre Gestão e Certificação de Produtos Agropecuários. Eles assistiram a palestras e debateram o tema com especialistas do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), além de empresas privadas.
Organizado por uma comissão dos cursos de Agronomia, Zoologia, Medicina Veterinária, Administração, Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, o encontro teve por finalidade preparar a implantação de disciplinas sobre o tema, tanto na graduação como na pós-graduação. A comissão é presidida por José Fernando Durigan, organizador do evento e professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, câmpus de Jaboticabal.
“Os futuros profissionais deverão conhecer toda a legislação e procedimentos técnicos para a comprovação de qualidade dos produtos”, afirmou o vice-reitor, Julio Cezar Durigan, no workshop. “Por isso, a Universidade tomou a iniciativa de preparar seus alunos e credenciar seus laboratórios para aná- lises necessárias de certificação.”
Consumo mundial
A certificação dos produtos agropecuários tem um papel fundamental para a exportação brasileira, segundo o professor Iveraldo Dutra, da Faculdade de Odontologia, câmpus de Araçatuba. “Ao garantir que a carne bovina ou de aves brasileira, por exemplo, está livre de medicamentos proibidos na União Europeia, Estados Unidos e