Trabalho
O objetivo das páginas é propor a relação entre filosofia e ciência política para evidenciar um dos motivos da confusão sobre esta matéria.
Acredito que se possam distinguir pelo menos quatro significados de “filosofia política”:
1º Descrição, projeção, teorização da ótima república ou, construção de um modelo de Estado. Dessa mesma forma de pensamento participam também “utopias às avessas”, exemplos no último século que consistem na descrição da péssima república ou do modelo de Estado que não se deve realizar.
2º Considerá-la com ao busca do fundamento último do poder que permite responder à pergunta: A quem devo obedecer? E por quê? Nesta acepção consiste na solução do problema da justificativa do poder último, na determinação de uma ou mais critérios de legitimidade do poder. Quando nos referimos, por exemplo, à filosofia política moderna, nos referimos a teorias que visam a aduzir boas razoe, a dar justificação ao dever de obediência política, e a delimitar seu âmbito. Todas as filosofias políticas poderiam ser classificadas segundo os diferentes critérios de legitimação do poder em cada circunstâncias adotados.
3º Pode-se entender também a determinação do conceito geral de “política”, como atividade autônoma, modo ou forma de espírito, que tem características específicas que a distinguem tanto da ética quanto da economia. Da mesma forma que a tarefa da filosofia da direito é a determinação do conceito de direito. Por influência de George que evoca Maquiavel como o descobridor da categoria da política, a acepção a prevalecer na Itália. Se há uma ética de grupo distinta da ética individual, o homem