trabalho
TURMA DE ELETROTÉCNICA
MÁQUINAS ELÉTRICAS:
TRABALHO SOBRE MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA
Organizado por:
Marcos Vinícios Dias Freitas, Rodrigo Salles, Raissa de Almeida Santos.
ABRIL 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PRINCIPIO DE FUNCIONAMENTO 5
VANTAGEM DO MOTOR CC 7
DESVANTAGEM DO MOTOR CC 8
APLICAÇÃO 9
CONCLUSÃO 10
INTRODUÇÃO
Em tempos modernos é constante a exigência de aperfeiçoamento nos métodos de produção, bem como a racionalização deles, mediante a automação e o controle de processos envolvidos. Surgindo assim a necessidade de controle e a variação de velocidade e torque nos acionamentos das maquinas elétricas.
Inicialmente as variações de velocidade surgiram através do uso de sistemas mecânicos como caixa de engrenagens, correias e polias, o que muito limita os processos e as maquinas. Posteriormente, surgiram aplicações onde o controle de rotação é feito mediante o uso de indução e acoplamentos magnéticos, apresentando um baixo rendimento, causado pelas altas perdas elétricas do acoplamento.
Os Motores de Corrente Continua surgiram como uma forma de solucionar estes problemas acima, pois sua velocidade pode ser continuamente alterada mediante a variação de tensão de alimentação. Alem disso os motores de corrente continua apresentam torque constante em toda faixa de velocidade.
Inicialmente os motores de corrente continua eram alimentados por geradores de corrente continua o que exigia o uso de duas maquinas. O sistnte continua eram alimentados por geradores de corrente continua o que exigia o uso de duas maquinas. O sistema de velocidade variável utilizando motores de corrente continua e conversores estáticos aliam grandes faixas de variação de velocidade, robustez e precisão e economia de energia, o que garante um ótimo desempenho e flexibilidade nas mais variadas situações.