trabalho
• Cenário político-econômico: apresentar uma análise do comportamento da economia e da política atual e futura que possam representar algum impacto para o negócio.
O setor de serviços gera mais da metade da renda nacional atualmente, pois corresponde a 54% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2002. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2002 os serviços cresceram 1,49%, valor próximo ao do P
IB, que avança 1,52%. O mercado de serviços automotivos está em constante crescimento. É um segmento com tendências de expansão, que oferece diferenciais relativos às necessidades dos clientes, cada vez mais apuradas como leva&traz, pequenos ajustes mecânicos, substituição de carro durante o período do serviço, entre outros. Este ramo cresce cerca de 9% ao ano e também auxilia na geração de empregos com 13% ao ano.
• Cenário natural: deve-se apresentar no cenário a evolução de dados que demonstrem a preocupação da sociedade; empresas e governos em minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Quais são as preocupações do negócio frente ao desenvolvimento sustentável.
Com o intuito de controlar e reger os fatores que contribuem para a poluição do meio ambiente foram criadas leis e normas que regulamentam tais serviços.
As atividades potencialmente poluidoras deverão submeter seus projetos ao INEA – Instituto Estadual do Ambiente para obtenção de licenças ambientais. O Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras (SLAM) foi instituído pelo Decreto estadual n° 42.159, de 2 de dezembro de 2009, em consonância com o Decreto-lei n° 134, de 16 de junho de 1975, alterados em parte pela Lei estadual nº 5101, de 04 de outubro de 2007, que criou o Instituto Estadual do Ambiente – Inea.
O SLAM estabelece as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas para que a atividade ou o empreendimento cause o menor impacto possível ao meio ambiente e estabelece os seguintes tipos de licença