trabalho
Física e Química
Materiais e Desempenho
Todos os substitutos comuns do vidro são plásticos, mas antes de descrever suas propriedades químicas e físicas, é preciso compreender a natureza geral e as características dos plásticos.
Eles são feitos de combinações de polímeros e outros materiais, como pigmentos e materiais de enchimento (fillers). Os próprios polímeros, substâncias básicas dos plásticos, são substâncias químicas. Na forma de longas cadeias ou repetindo unidades ímpares, conhecidas como monômeros.
Os polímeros ocorrem na natureza; e um exemplo comum são as proteínas encontradas em animais e a celulose, encontrada em plantas. Todavia, os usados pelo homem são normalmente sintéticos e podem ser divididos em 2 grupos:
- polímeros sintéticos orgânicos - são usualmente baseados em carbono e formam a maioria dos plásticos mais conhecidos e as borrachas (que Parkes muito estudou). polímeros sintéticos inorgânicos - são exemplificados pelos silicones (produto derivado da sílica).
A origem dos plásticos são as "resinas plásticas", macromoléculas que provem do beneficiamento dos subprodutos do petróleo.
Existem dois grupos básicos de plásticos: termoplásticos e termoestáveis. O que difere um grupo do outro é a "fluência" [que significa um deslizamento relativo de cadeias carbônicas sobre cadeias carbônicas, ocasionando alteração da forma do material. O calor (e a pressão) são fundamentais na ocorrência desse fenômeno, pois afrouxam as cadeias carbônicas].
TERMOPLÁSTICOS são, sintéticamente, substâncias que amolecem ao receberem calor, voltando a enrijecer-se com a diminuição da temperatura. Entre os termoplásticos de nosso interesse estão o policarbonato e o acrílico (polimetilmetacrilato).
TERMOESTÁVEIS são, como sugere o próprio nome, substâncias rígidas mesmo que submetidas a quaisquer temperaturas (salvo aquela que destroi o material). Possuem, portanto, fortes