trabalho
Resumo: Pretende-se, com este pequeno e sintético texto, apresentar as principais vertentes que englobam a comunicação não verbal. Definir conceitos e ilustrar com alguns exemplos que ocorrem durante a nossa rotina diária, toda esta envolvente que por vezes passa despercebida, ou até marginalizada
Introdução A comunicação não verbal utiliza algumas espécies de suportes tais como o corpo, a dispersão dos indivíduos no espaço e uma série de outros sinais que nos envolvem no dia a dia e que nos transmitem mensagens ás quais, por vezes, não damos a verdadeira atenção e que podem, por isso, interferir na nossa relação com o outro, nomeadamente em situações de formação. Todo o comportamento numa situação de interacção tem valor de mensagem, ou seja é impossível não comunicar.
Este tipo de comunicação transmite muitas vezes as intenções que as palavras não chegam a expressar. Assim, um sorriso ou um silêncio em determinadas situações podem comunicar mais facilmente o que sentimos, do quem simples palavras.
Tentarei ao longo do mesmo salientar os aspectos mais importantes deste tipo de comunicação.
Comunicação Não Verbal :
Cinésica, Proxémica e Paralinguagem
A comunicação não verbal data dos primórdios da organização social, embora tenha sido subestimada e posta um pouco de parte. O interesse por esta, apenas surgiu em meados do século XX, e foi a partir daí que se iniciaram os estudos científicos.
Este tipo de comunicação cria a coerência de um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma espécie, e também uma boa qualidade de equilibrios biológicos interespecíficos. Devido a uma ritualização certas atitudes compreendemos como as estruturas anatómicas, ou comportamentos adaptados ao meio físico passa a servir de comunicação.
A definição de comunicação não verbal não tem sido tarefa fácil, devendo este facto estar associado a uma vasta gama