trabalho
Por definição: régua é um 'apetrecho de bordos retos, destinado a traçar linhas retas' e, na metrologia, escala é o 'conjunto ordenado de marcas, associado a qualquer numeração, que faz parte de um dispositivo mostrador de um instrumento de medição'. Por usos e costumes, é comum nas oficinas metal-mecânicas referirem-se às 'réguas graduadas' como escalas. Em alguns momentos, esta página vai seguir esta cultura.
A geometria simples e eficiente das escalas permite que este instrumento seja encontrado em vários ambientes profissionais, por exemplo: nas oficinas metal-mecânica; engenharia; nas escrivaninhas ou pranchetas de vários profissionais; nas salas de aula de desenho técnico, geometria, matemática entre vários outros. A aplicação do conceito de 'régua graduada' também é encontrado com variações, por exemplo: o chamado: 'metro de carpinteiro' -animação 1- que é uma régua rígida relativamente longa -dois metros, por exemplo- graduada, segmentada e articulada que pode ser dobrada a ponto de caber numa caixa de ferramentas ou gaveta; a trena que é uma fita de aço flexível com a escala gravada à tinta em uma de suas faces que pode enrolar num tambor e retrair numa caixinha que cabe no bolso, por exemplo; a 'fita métrica' instrumento de medição dos alfaiates e costureiras, nela a graduação aplicada a uma fita de tecido; e por aí vai. As escalas podem ser encontradas em aço inoxidável, madeira, plástico, acrílico, tecido, às vezes a graduação é gravada da direita para a esquerda, num sem fim de variações. animação 1- uso do metro de carpinteiro
A escala representada neste simulador é 1:100. Isto significa que a numeração gravada na régua representa a centésima parte do metro, ou centímetro. O centímetro está subdividido por dez, isto significa que cada marca do instrumento de medição corresponde a um milímetro que é a milésima parte do metro.
Como usar a escala ou régua graduada figura 1- um uso da escala
A escala