trabalho
Introdução
No mundo contemporâneo, o avanço da eletrônica é galopante. A todo tempo nos depararmos com dispositivos físicos ou virtuais, que nos surpreendem pela utilidade e facilidade de acesso. Desde as primeiras experiências com a corrente elétrica, o avanço tecnológico aprimora seu uso e descobre um universo gigante de aplicações. No entanto, mesmo o mais complexo equipamento eletrônico, tem como base os conceitos mais simples de eletricidade vistos em sala. Tensão, resistência, corrente elétrica e potência são alguns dos conceitos que serão explorados nesse plano. Lembre-se de que os conceitos de eletricidade têm de ser expostos de forma gradual para que haja uma melhor compreensão dos alunos.
Desenvolvimento
1ª etapa: Elétrons
Inicie a aula abrindo uma discussão em torno do tema eletricidade. Pergunte qual sua importância e suas principais aplicações. Essa parte da física é muito presente no cotidiano de todos os alunos, e, por isso, respostas como redes elétricas das ruas, redes residenciais e eletroeletrônicos vão aparecer aos montes. Fale para eles que a energia elétrica é um dos alicerces da sociedade moderna. Conseguimos notar sua vital importância quando ela nos falta por algum motivo. Compreender conceitos básicos de sua funcionalidade pode trazer benefícios para o cidadão, para os meios de produção e para o meio ambiente.
Explique então sobre corrente elétrica. Talvez seja necessário uma breve revisão sobre o elemento da estrutura fundamental da matéria: o átomo.
Na Grécia antiga, por volta de 600 A.C., Tales de Mileto fez algumas experiências com uma barra de âmbar (resina sólida fossilizada proveniente das árvores). Ele descobriu que, quando atritada com a pele de animal, a barra de âmbar adquire a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha.
A palavra eletricidade se origina do vocábulo elektron, nome grego do âmbar. Apesar das descobertas feitas pelos gregos, a eletricidade só teve seus