trabalho
Prof. Marcos Formoso
ESTABILIZAÇÃO DE TALUDES
A estabilidade de taludes é um dos problemas geotécnicos mais relevantes em projetos e obras de Engenharia. Pode-se considerar que essa área da geotecnia abrange o estudo de estabilidade de taludes de corte, taludes de aterro e encostas naturais. Aqui são enfocados os problemas geotécnicos ligados a estabilidade de taludes.
Esses problemas de estabilidade encontram-se associados geralmente a sistema de drenagem pobre, percolação de água em taludes naturais, creep em taludes e deslizamentos antigos.
EVITANDO O PROBLEMA
A primeira alternativa a ser estudada e investigada, na fase de projeto, é evitar o problema de estabilidade de taludes.
EVITANDO O PROBLEMA
DESLIZAMENTOS ANTIGOS
Podem ser uma das maiores dificuldades em forma de relevo para se identificar.
Alguns taludes em talus podem mover-se continuamente durante períodos de chuvas intensas e ainda serem relativamente estáveis durante outras partes do ano.
Então para tomar a decisão de construir uma estrada sobre deslizamentos antigos, implica que esses deslizamentos devem ser cuidadosamente investigados.
EVITANDO O PROBLEMA
REMOÇÃO DE MATERIAIS
Se a relocação ou o realinhamento de uma estrada proposta para evitar um deslizamento em um projeto, não é praticável, a remoção completa ou parcial dos materiais instáveis deve ser considerada.
A remoção dos materiais potencialmente instáveis pode variar de uma simples camada, próxima a superfície, de poucos metros de espessura, até operações mais custosas e complexas que possa requerer escavações extensas em profundidades da ordem de dezenas de metros.
EVITANDO O PROBLEMA
EXECUÇÃO DE PONTES
Em algumas circunstâncias, remover material de taludes instáveis, especialmente profundos e extensos, é simplesmente muito caro ou muito perigoso. Um alternativa de projeto é atravessar a área instável com uma estrutura (ponte) suportada por