trabalho
COLEGIADO DE ENGENHARIA CIVIL
JOÃO PAULO SILVA SANTOS
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA – VIADUTO DO ATACADÃO
Fevereiro de 2014
Vitória da Conquista – BA
O presente relatório apresenta a visita técnica feita ao viaduto próximo ao Atacadão, para conhecer tais componentes como infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura, e sobre as patologias existentes na determinada obra em questão e debater sobre possíveis soluções para as mesmas.
O viaduto é apresentado como um projeto de caixão perdido, sendo isostático, contendo dois apoios e parte em balanço, o tipo de fundação foi tubulão.
Algumas patologias e discussões
Foi verificado algumas patologias no viaduto, são elas:
Neoprene esmagado: a camada de neoprene em um dos pilares estava totalmente esmagado, que pode ter sido alguma falha do produto, ou de execução, pois o pilar apresentava restos de compensado. Para a solução do problema teria que ser feito um macaqueamento da estrutura e a substituição do neoprene, porém, não foi encontrado na estrutura o consolo, no qual se apoia o macaco hidráulico. Outra solução para esta falha seria a perfuração do pilar, colocando uma barra de aço e fazendo um novo consolo.
Infiltração na cortina: foi detectado uma infiltração a partir da cortina, que escorria sobre a contenção do solo, esta infiltração pode estar ocorrendo pela camada de asfalto, devido as trincas presentes na mesma. Para a solução da infiltração teria que ser feito uma perícia sobre a camada de solo acima da laje de transição, que pode estar escorrendo juntamente com a infiltração.
Cortina com espessura maior que o normal: a espessura da cortina não foi medida, mas, provavelmente medidas entre 40 e 50 cm, o que de acordo com professor está acima do normal.
Buzinotes curtos: os buzinotes da passarela foram cerrados rente a estrutura, provocando escorrimento da água. Para a solução tem de ser feito a troca dos mesmos com