Trabalho
A ELETRODISPOSIÇÃO é o processo de revestir uma peça metálica com uma camada de metal a partir da eletrólise em uma solução aquosa.
Essa técnica é utilizada com duas finalidades principais, a primeira é proteger o metal do qual a peça é feita, pois ele é revestido por um metal mais nobre, isto é, que é menos reativo e resiste mais à corrosão (oxidação)ou ataque de bacterias. Na eletrodeposição de metais, utiliza-se uma célula eletrolítica contendo uma solução eletrolítica. Esta solução contém sais iônicos do metal a ser depositado. Usualmente denomina-se esta solução como banho.
Cloreto de estanho (II) ou cloreto estanhoso é um sólido branco cristalino de fórmula química SnCl2. Ele forma um di-hidrato estável, mas em solução aquosa tende a sofrer hidrólise, principalmente se aquecido. SnCl2 é usado como agente redutor em soluções ácidas, e em banhos eletrolíticos para galvanoplastia.
Ensaios de eletrólise
Os ensaios de eletrólise foram realizados em béquer com capacidade para 250 mL. Para tal, foi utilizado 190 mL de solução de NaCl 0,34 mol.L-1 contendo 100 mg.L-1 de fenol e eletrodo de trabalho com área total imersa de 27 cm2. Os ensaios foram realizados sob agitação constante e temperatura ambiente (25ºC). O potencial anódico foi monitorado no início e ao final de cada ensaio. Em todos os ensaios a densidade de corrente foi fixada em 10 mA.cm-2. NaOH e HCl foram utilizados para ajuste do pH durante os ensaios de eletrólise com pH controlado. A degradação eletroquímica do fenol foi monitorada por espectrômetro UV-VIS, Shimadzu, modelo UV-1601PC. Para tal, as amostras eram coletadas em função do tempo de eletrólise. A presença do hipoclorito de sódio, gerada durante a eletrólise, foi suprimida pela adição de bissulfito de sódio, de acordo com a reação (12), para permitir a visualização apenas da banda do fenol, já que a do hipoclorito ocorre na mesma faixa de comprimento de onda.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Micrografias de MEV da