Trabalho
A legibilidade é essencial para a qualidade dos programas e das linguagens, pois, ela facilita que os programas sejam lidos e compreendidos. Fatores que contribuem para a legibilidade de uma linguagem de programação (LP):
Simplicidade:
Baseia-se na forma de definir apenas uma maneira de realizar certa operação. A multiplicidade de recurso complica uma linguagem de programação, pois, existem mais de uma maneira de realizar uma operação. Segue exemplo de uma multiplicidade:
Ortogonalidade:
Seria a facilidade que um programa possui para criar uma estrutura fácil de ser entendida.
Instruções de controle:
Para que uma linguagem possua uma boa legibilidade, tem que conter instruções de controle, pois é mais fácil a leitura de programa de cima para baixo do que de um código com instruções de pulo.
Tipos de dados e Estruturas:
É um auxilio muito grande para a legibilidade quando uma linguagem permiti a presença de facilidades adequadas para definir tipos de dados e estruturas.
Aspectos Sintáticos:
A sintaxe tem um efeito sobre a legibilidade dos programas, restringindo os identificadores a tamanhos pequenos a prejudica, a aparência do programa é influenciada pelas formas das palavras especiais de uma linguagem, projetar instruções para que sua aparência indique sua finalidade, é um auxílio para a legibilidade.
Capacidade de Escrita
É aonde facilmente usamos linguagens para criar um programa que solucione um problema ou facilite uma operação, e isso está muito relacionado com a legibilidade, pois, a maioria das características da linguagem que afeta a legibilidade também afeta a capacidade de escrita. Isso pelo fato de que escrever um programa sempre ira exigir que façam uma releitura freqüente da parte que já foi escrita pelo programador.
Pelo livro a capacidade e escrita tem três principais características que são as seguintes.
Simplicidade e Ortogonalidade: Seria uma linguagem com poucas construções primitivas e