Trabalho
Como criaturas de hábitos terrestres, ajustados à gravidade, precisamos nos adaptar às diferentes experiências de flutuar e ao empuxo da água.
a) Superar preconceitos relacionados com as habilidades na água.
e) Habituar-se à comunicação dificultada por olhos molhados, ouvidos com água e à desconcentração motivada por ruídos de outros grupos de trabalho:
O Método Halliwick destina-se à adaptação do nadador para que a confiança dentro da água seja adquirida.
É importante que o instrutor se certifique de que o nadador está adaptado a uma atividade, antes de progredir. À medida que cada estágio dos 10 Pontos for sendo introduzido, o nadador vai se deparando com a necessidade da adaptação mental.
Ponto 2 - Desligamento
O “Desligamento” é um outro processo gradual que deverá estar superado quando da introdução de um novo estágio. É uma disciplina voltada tanto para o instrutor, quanto para o nadador.
Ponto 3 - Rotação Transversal (antiga Vertical)
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo fronto-transversal, como por exemplo, da posição deitado de costas, para a posição em pé.
Ponto 4 - Rotação Sagital
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagital transversal (antero-posterior), como por exemplo, passos laterais.
Ponto 5 - Rotação Longitudinal (antiga Lateral)
É a habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal) ou eixo da coluna, como por exemplo, decúbito dorsal para frontal e vice-versa.
Ponto 6 - Rotação Combinada
É a habilidade de controlar qualquer combinação de rotações, executando-as EM UM SÓ MOVIMENTO.
Quando o nadador domina esta rotação, ele já tem o controle de sua posição na água e pode alcançar, com segurança, uma posição para respirar.
Inicialmente, um nadador precisa aprender como frear um movimento rotatório indesejado e manter-se numa posição segura para respirar.
A tendência de rolar pode ser causada pela