trabalho
O Voleibol Sentado é um esporte adaptado. Assim como no vôlei convencional, cada time é formado por seis jogadores, que atuam sentados no chão com alguma parte do corpo entre as nádegas e ombros. Como um esporte adaptado, entretanto, ele precisou ser modificado para a integração de todos.
História
O voleibol sentado começou na Holanda nos anos 1950, combinando voleibol e o Sitzbal – um jogo alemão que não tem a rede, praticado por pessoas com mobilidade limitada. Começou a se popularizar nos anos 1960, tornando-se um dos mais rápidos e emocionantes esportes paralímpicos. Atualmente, ele é jogado em mais de 50 países.
Em 1980 em Arhem, na Holanda, com a participação de sete seleções, o voleibol sentado masculino passou a integrar os Jogos Paralímpicos, As mulheres, no entanto, só passaram a competir em Atenas 2004 e o Brasil só estreou em Pequim 2008. Até os Jogos de Sydney em 2000, a modalidade era dividida em duas categorias, sentado e em pé, mas, a partir de Atenas, por decisão do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), a competição passou a ter categoria única: sentado.
Campeonatos Mundiais masculino e femininos acontecem desde 1993.
Jogo
O Voleibol Sentado é jogado por duas equipes de 6. O objetivo do jogo é fazer a bola cair na quadra adversária As regras são semelhantes a do voleibol tradicional, com algumas diferenças, como a de que é permitido bloquear o saque adversário e o contato com o chão deve ser mantido em toda e qualquer ação, sendo permitido perdê-lo somente nos deslocamentos.
A partida é decidida em melhor de cinco sets. Vence o set o time que marcar 25 pontos. Em caso de empate nos 24 pontos, ganha o primeiro que abrir dois pontos de vantagem. Caso a partida empate em dois sets, há o set decisivo, o tie break, que é menor, sendo vencido pela equipe que marcar 15 pontos. Há três maneiras do time marcar ponto: derrubando a bola na quadra adversária, o time adversário cometendo uma falta ou quando o outro time