trabalho
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO – PRG
DISCIPLINA: Ciências do Ambiente
PROFESSORA: Tatyane Rodrigues
ATIVIDADE PROPOSTA:
Análise da implantação da coleta seletiva no Distrito Federal
Em vigor desde 2010, a Lei Federal Nº 12.305, que dispõe sobre a Política Nacional de Resíduos
Sólidos, concedeu prazo até este ano para que todos os lixões do país sejam desativados e todas as cidades realizem a coleta seletiva.
Visando atender uma das determinações da referida lei, o Governo do Distrito Federal (GDF), realizará a partir do dia 17 de fevereiro, a coleta seletiva dos resíduos das áreas urbanas e rurais.
Segundo o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), 32 caminhões farão o percurso nas regiões, de acordo com o cronograma da coleta seletiva, divulgado no site do SLU
(http://www.slu.df.gov.br/gestao-de-residuos/coleta-seletiva.html).
A meta do GDF é reciclar 15% de todo o lixo seco produzido no DF até um ano. Atualmente, o percentual atingido é de 3%. O lixo seco (papel, plástico, vidro e alumínio) deverá ser descartado em lixeiras separadas das do lixo orgânico (geralmente resíduos de origem animal e vegetal). A orientação do SLU é que os vidros sejam embalados em papelão ou jornal para facilitar o manuseio e evitar acidentes.
O resíduo seco será encaminhado para quatro centros de triagem que estão em construção e encaminhado para 32 cooperativas cadastradas no SLU. Duas usinas de compostagem receberão o lixo orgânico e o restante vai para o aterro sanitário, previsto para ficar pronto em maio. Fonte: Portal G1. Disponível em:< http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2014/02/slu-divulga-horarios-erotas-de-coleta-seletiva-no-df-confira.html >
- Diante do aqui exposto e discutido em sala de aula, propõe-se a seguinte atividade:
1) Formar grupos de trabalho (GT)
2) Definir um local de estudo
3) Analisar os seguintes aspectos:
(a) Os moradores já realizavam a separação dos resíduos gerados? (Sim? Não?
Por quê?