Trabalho
MÓDULO 13
Índice
1. Técnicas de avaliação 3
1.1 Testagem 3
1.2 Questões dissertativas 4
1.3 Inquirição 4
1.4 Observação 5
1. Técnicas de avaliação
Quando pensamos em avaliação, temos que fazer a opção por uma ou outra forma de avaliar e fica a dúvida de como decidir qual é a melhor forma. Entendemos que a eficácia e pertinência de um determinado modo de avaliar dependem do contexto de sua ocorrência, das metas almejadas pela proposta de ensino-aprendizagem a ela relacionadas, e das pessoas envolvidas nesse processo. Por esse motivo, a escolha, a utilização e a elaboração de instrumentos são um aspecto importante.
Portanto, escolher e elaborar instrumentos de avaliação ultrapassa a simples preparação técnica, trazendo a necessidade de múltiplos instrumentos e a percepção do momento mais adequado para a utilização de cada um deles em função das informações que se pretende obter.
O que confere importância a um instrumento não é sua sofisticação, mas o uso que fazemos dele e das informações que ele proporciona. Ademais, não existe processo avaliativo sem o recolhimento de dados para serem analisados. Daí a importância dos instrumentos de avaliação; sua escolha e seus critérios certamente interferirão nos resultados da aprendizagem.
De acordo com Haydt (2002), a seleção das técnicas e instrumentos de avaliação depende da natureza da área de estudo ou do componente curricular, dos objetivos visados (informações, habilidades, atitudes, aplicação de conhecimentos etc.), das condições de tempo do professor e do número de alunos.
Qual é a melhor opção? Não há como responder a essa questão, pois as técnicas de avaliação apresentam, cada uma delas, certas vantagens e desvantagens na sua utilização, bem como alguns inconvenientes que não podem ser desconhecidos. Segundo Haydt (2002), conhecer os aspectos favoráveis e as desvantagens de cada técnica ajuda o professor (a) a escolher de forma adequada os recursos de avaliação,