Trabalho
23/05/2011
Acadêmicos dos cursos de Administração e de Tecnologia em Processos Gerencias da Faculdade Objetivo participaram de uma palestra na Brasilata proferida por Juliana Martins Almeida de Paula. Funcionária da empresa e estudante do 5º período de Administração, ela expôs sua experiência como inventora (designação dada aos funcionários) e relatou como foram registradas mais de 22 mil ideias na empresa no ano passado.
A acadêmica apresentou aos colegas o programa de criação do conhecimento da empresa, que registra ideias inovadoras dos funcionários, e falou de que forma o fluxo de informações é gerenciado. Juliana ainda relatou os avanços incorporados nos processos de manufatura, geração de inovação em produtos e o conseqüente registro de patentes. Ela também falou sobre o potencial de utilização de recursos humanos e materiais da empresa para a criação de vantagem competitiva sustentável.
A palestrante explicou aos colegas como ocorre a adesão e o envolvimento dos funcionários no processo criativo e salientou que cerca de 90% das ideias são aprovadas e executadas. Um software é utilizado para armazenar as ideias e prover uma resposta rápida aos criadores. “O resultado é o comprometimento de todo o grupo.” A redução de custos surgida com as ideias é sinônimo de aumento nos lucros que, ao final do exercício, é incorporado na participação nos resultados da empresa. Apesar dos riscos da atividade (processamento de matéria metálica a frio), a empresa foi eleita várias vezes por revistas especializadas como uma das mais seguras e com o melhor ambiente de trabalho do Brasil.
Após a realização da palestra, no dia 5 de maio, os acadêmicos tiveram a oportunidade de realizar uma visita in loco à empresa. Durante a visit,a conduzida pelos coordenadores de produção às unidades produtivas (linhas de produção), os acadêmicos puderam verificar o funcionamento do processo fabril de embalagens metálicas. Também