Trabalho
Falta proteção ocular
Você sabia que os olhos são a quinta parte de nosso corpo mais atingida, em acidentes no trabalho? Responsáveis por cerca de 85% de nossa integração com o meio ambiente, esse órgão de extrema importância, ainda assim, é deixado de lado e negligenciado, quando se trata de segurança no trabalho.
Mesmo diante de inúmeros dados alarmantes, o trabalhador continua se arriscando, dia após dia, sem proteção adequada. Dados dão conta de que, a cada trinta segundo, algum trabalhador é vítima de ferimentos nos olhos. Isso tem feito com que, por dia, cerca de 36.680 trabalhadores sejam afastados de seus cargos, devido a esses ferimentos, e que, no Brasil, sessenta pessoas estão entrando em estado de cegueira total, todos os dias.
Embora os custos com ferimentos nos olhos e acidentes do tipo ultrapassem a casa dos 200 milhões de reais, por ano, o que faz com que todos os trabalhadores, somados, deixem de arrecadar, anualmente, uma quantia de, aproximadamente, três milhões de reais, é evidente que o maior prejuízo, sem qualquer dúvida, é a perda da visão, por parte da vítima. Por isso, é tão importante o uso de equipamentos de proteção individual, para a prevenção desses riscos. Não existe apenas uma solução, com relação à esses equipamentos. Hoje, o mercado oferece uma gama bastante variada de opções, que mudam para melhor condizer com o que o trabalhador precisa. Diferentes riscos de trabalho exigem diferentes tipos de equipamentos de proteção, nesse caso, de óculos de segurança. Obtendo o tipo que melhor se encaixa no seu ofício, você estará prevenido de inimigos, como partículas arremessadas, respingos de líquidos, explosões, infecções, quedas, ferramentas maquinarias, entre outros. Inimigos que podem aparecer em questão de segundos e provocarem danos que duram pelo resto da vida.