Trabalho
A palavra administração vem do latim Ad (direção, tendência para), e minister (subordinado ou obediência ) significa aquele que realiza uma função a baixo do comando de outrem. Essa tarefa consiste em interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizadora por meio do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em todas as áreas e níveis da organização a fim de alcançar os objetivos pretendidos.
Escola da teoria comportamental.
Durante a década de 50, a partir da evolução dos estudos da Teoria das Relações Humanas, nasce a Teoria Comportamental da Administração, que teve como objetos principais de estudos a motivação, o comportamento do indivíduo, a importância dos grupos de trabalho, o processo organizacional e os fatores de desempenho e produtividade no trabalho. Maslow, McGregor, Chris Arghyris, Likert, Kurt Lewin, Herzberg e outros representantes dessa teoria, defenderam a importância de se investir no desenvolvimento dos recursos humanos como forma de alcançar a produtividade. Nasce a idéia de que administrar é obter resultados através de pessoas.
Escola de teoria do sistema
A partir da década de 60, ocorreu uma mudança radical na maneira de visualizar a organização. A Teoria Geral de Sistemas, cujo maior expoente foi o biólogo Ludwig Von Bertalanffy, pregava a importância da organização ser vista como um sistema, ou seja, um conjunto de partes interagentes e interdependentes, orientadas para um fim único, dinâmico e mutante, que não fazem sentido se tratadas isoladamente. Pela TGS, apenas compreendendo o todo pode-se explicar e entender suas partes. Essa visão veio direcionar o foco de atenção para o tratamento globalizante das empresa e para o ambiente externo e sua influência sobre elas. A empresa não pode ser mais entendida como um conjunto de departamentos ou setores isolados; mas como um corpo uno, um sistema no qual suas partes internas