Trabalho
IGOR MONTEIRO DA SILVA
PLANEJAMENTO ESCOLAR
O Planejamento educacional é uma ferramenta pedagógica que possibilita perceber a realidade das metodologias desenvolvidas, construindo um referencial futuro e estruturando as propostas pedagógicas adequadas, além de permitir a relaboração de todo o processo a que o planejamento se destina, sendo, portanto o lado racional da ação, “O planejamento aponta três etapas: planejar, executar e avaliar, na prática de muitas Instituições de ensino essas etapas precisam de replanejamento”. (VASCONCELLOS,1956, p.151).
Nesse sentido, o planejamento educacional torna-se um processo coletivo onde se escolhe e organiza as ações antecipando os resultados esperados, ou seja, delibera na busca de metodologias que proporcionarão o alcance dos objetivos propostos previamente definidos, “Planejamento não se muda, mudam-se as estratégias, para se chegar ao objetivo proposto do processo educativo”.(PEÇANHA, 2007, p.18).
Desta forma, é necessário entender o planejamento educacional como um processo prático que é determinado pelo plano da execução, fator este que lhe atribui à característica da continuidade, favorecendo as flexibilidades das metodologias, ações e propostas, permitidas durante o processo das mudanças nas buscas das soluções.
Planejar, portanto é explica Rejane de Medeiros Cervi (2008, p.51):
(...) além de prever, ajuda meios e resultados predeterminados, criando soluções e tomando decisões, determinando a saída de impasses na evolução dos propósitos potencializando a realidade e agindo sobre o cotidiano coletivo.
Assim sendo, planejar não se reduz meramente no preenchimento de formulário para controle pedagógico ou como algo simplesmente burocrático, ou seja, deve ser uma atividade coletiva, responsável e consciente da previsão das ações educacionais, fundamentadas em opções político-pedagógicas, e tendo como referência permanente as situações didáticas concretas.