trabalho
Patologia Clínica Veterinária
INTERPRETAÇÀO DO ERITROGRAMA
1. Anticoagulante- O anticoagulante mais apropriado para a preservação de sangue é o
EDTA sódico. Outros anticoagulantes como heparina, citrato de sódio ou fluoreto de sódio não são indicados para fins de elaboração do hemograma (eritrograma, leucograma e contagem de plaquetas)
2. Erros na colheita de amostra, como excesso de anticoagulante, hemólise (por maior pressão na entrada do sangue na seringa ou no tubo de coleta, agitação excessiva) ou na preservação da amostra podem interferir nos resultados. As amostras de sangue colhidas e que não forem processadas imediatamente devem ser refrigeradas.
3. Contagem de hemácias
3.1. Manual,
com
a
contagem
das
hemácias
em
câmara
hematimétrica
(hemocitômetro) após a apropriada diluição do sangue (ver técnicas hematológicas). Vantagens: baixo custo em termos de equipamentos e material de consumo. Desvantagens: gasto de tempo; variabilidade, com uma margem de erro de 20 % ou mais, na dependência da experiência do técnico.
3.2. Contagem eletrônica, por impedância, em equipamentos automatizados ou semi – automatizados; citometria de fluxo a laser.
4. Dosagem de hemoglobina (Hb)
4.1. A hemoglobina é determinada sob a forma de cianometahemoglobina e sua concentração é determinada por meio de espectrofotometria.
4.2. A lipemia (carnívoros) e a presença de corpúsculos de Heinz (gato) podem interferir na dosagem, aumentando a densidade ótica e fornecendo resultados falsos. 4.3. A hemólise não aumenta o valor de hemoglobina, porém os índices hematimétricos serão afetados.
4.4. Hemoglobinômetros manuais provêm um método simples e rápido, porém a margem de erro é demasiadamente grande.
5. Hematócrito (Ht) ou volume globular (VG)
5.1. Para a determinação da porcentagem de sangue que corresponde aos elementos celulares, especificamente hemácias.
Mitika K. Hagiwara
Patologia Clínica