trabalho
História
Surgiu como núcleo urbano de apoio rural (NUAR) do projeto de assentamento Marechal Dutra. Os primeiros colonizadores da região subiram uma elevação e descubriram uma paisagem exuberante e indescritível que lhes dava a impressão de ser o paraíso prometido. Daí teria surgido o nome que denominava um paraíso existete num lugar alto.
Geografia
Sua população estimada em 2010 era de 17.144 habitantes. É conhecida como a Capital do Jerico, devido ao número excessivo desse tipo de "veículo" na região. Anualmente ocorre a tradicional corrida dos "jericos". As atividades econômicas que predominam são a produção de café, pecuária e a indústria madeireira e conta com aproximadamente 1000 km de estradas rurais. A cidade é ligada à BR 364 através da RO 459, encontrando-se à 56 km de Ariquemes e à 200 km de Porto Velho. Localiza-se a uma latitude 09º42'47" sul e a uma longitude 63º19'15" oeste. Possui uma área de 2.658 km².
Hidrografia
O município é banhado por diversos rios, entre eles o rio Tabócas, bem próximo à cidade, também o Massangana, o Santa Cruz, o Candeias na divisa com o município de Porto Velho e o rio Jamari, importante rio que é usado pela Usina Hidrelétrica de Samuel.
O Jerico
O jerico, que no nordeste é um nome dado ao jumento, em Alto Paraíso é um pequeno veículo de fabricação caseira, aproveitando o chassi de um carro desmontado e adaptando um motor estacionário, de 1 ou 2 pistões, dando muita força para carregar madeira, sacos de café e alimentos dos agricultores até a cidade. Sua origem na cidade é atribuída à alguns antigos moradores catarinenses que já fabricavam o veículo em Santa Catarina.
Todos os anos, desde 2000, acontece a tradicional Corrida de Jericos Motorizados, maiormente no mês de Fevereiro junto com as festividades do aniversário da cidade, atraindo milhares de pessoas do Brasil e do mundo, sendo considerada a maior festa do interior do estado.
A Corrida de Jericos acontece na época das chuvas