trabalho
1) A curva de demanda de arroz do país Local é D = 150 – 30 P. Sua Curva de oferta é S = 30 + 30 P .
Obtenha e ilustre graficamente a curva de demanda das importações do país Local. Qual seria o preço do arroz na ausência do comércio?
2) Agora inclua o país Estrangeiro, que tem a curva de demanda D*= 120 – 30 P. Sua curva de oferta é S*= 60 + 30 P. Obtenha e ilustre graficamente a curva de oferta das exportações do país Estrangeiro. Qual seria o preço do arroz na ausência de comércio?
3) Agora imagine que o país Estrangeiro e o Local comercializem entre si, com custo de transporte zero. Obtenha e ilustre graficamente o equilíbrio no livre comércio. Qual é o preço mundial? Qual o volume de comércio?
4) O país Local impõe uma tarifa específica de 0,50 sobre as importações de trigo. Obtenha e ilustre graficamente os efeitos da tarifa sobre:
a) O preço do arroz em cada país.
b) A quantidade de arroz ofertada e demandada em cada país
c) O volume de trocas.
5) Determine o efeito da tarifa sobre o bem-estar de cada um dos seguintes grupos:
a) Produtores concorrentes com as importações domésticas.
b) Consumidores do país Local.
c) O governo do país Local.
d) Mostre graficamente e calcule o ganho dos termos de troca, a perda de eficiência e o efeito total da tarifa sobre o bem-estar.
6) Suponha que o país estrangeiro é muito maior com demanda doméstica de D* = 1200 – 300P e oferta doméstica de 600 + 300 P. Calcule novamente o equilíbrio do livre comércio e os efeitos de uma tarifa específica de 0,5 imposta pelo país Local. Relacione a diferença nos resultados à discussão do caso de país pequeno.
7) Volte aos exercícios nº 1 e 2. Partindo do livre comércio, assuma que o país Estrangeiro ofereça aos exportadores um subsídio de 0,5 por unidade. Calcule os efeitos do