Trabalho
Tudo indica que os primeiros seres vivos foram bactérias e que elas tenham surgido há, aproximadamente, 3,8 bilhões de anos atrás. A primeira aparição comum de eucariotos aparece no registro fóssil há apenas 1,6 bilhão de anos atrás. É provável que eles tenham surgido antes, mas que não existissem em quantidade suficiente para ser registrados nos fósseis.É verdade que a vida surgiu rapidamente no nosso planeta, na forma de bactérias, que são células procariontes.
Como dito, se analisarmos bactérias atuais, verificaremos que muitas delas são muito parecidas com suas antecessoras. É interessante notar que as que diferem não o fazem no aspecto morfológico. As células procariontes “adotaram uma postura muito conservadora” no que diz respeito a modificações na sua forma.
As inovações por elas feitas durante sua evolução se referem basicamente a vias metabólicas, a sua bioquímica Até o surgimento dos eucariontes, vimos que o ritmo da evolução foi bastante lento
(lembre-se de que durante mais de
2 bilhões de anos só havia procariontes). Mas, quando atin- gimos 1 bilhão de anos atrás, o ritmo da evolução começa a aumentar rapidamente. A capaci- dade de mudança morfológica dos eucariotos parece ter sido funda- mental para isso.
Há 1 bilhão de anos já existiam e foram encontradas em fósseis, várias espécies eucarióticas. Elas incluem as primeiras algas vermelhas e verdes.
É interessante notar que, apesar da multicelularidade, nesse período ainda não há animais grandes o suficiente para serem vistos a olho nu.
Fósseis de animais macroscópicos aparecem nos fósseis há menos de 600 milhões de anos.
Explosão de vida do Cambriano
A explosão de vida do período
Cambriano (veja quadro das eras geológicas) é um dos mais discutidos temas da história da vida na Terra.
Realmente é impressionante