TRABALHO
Nomes:
Geédri Taiane RA: 198833
Stephanie Ferreira RA: 200306
Sofia de Sá Soares RA: 200208
Araçatuba
2013
INTRODUÇAO
O sono é um estado simples de consciência, em que todos os dias repousamos o físico e psicológico. O sono é dividido em várias fases, sendo que cada uma delas apresenta um estágio específico. Os cinco estágios do sono formam o ciclo, durando cerca de 90 minutos cada um. Desta forma, um ciclo do sono é repetido de quatro a cinco vezes por noite. Podemos dividir o sono em duas fases: REM (Movimento Rápido dos Olhos) e NREM (Movimento Não Rápido dos Olhos). O estado do NREM corresponde a 75% do período do sono, sendo dividido em quatro fases:
Os 5 Estádios do Ciclo do Sono:
Estágio 1 - É a fase de sonolência, onde o indivíduo começa a sentir as primeiras sensações do sono. Nessa fase a pessoa pode ser facilmente despertada e ocorre a redução do tônus muscular, liberação da melatonina que é responsável por regular o sono, o metabolismo e o antioxidante
Estágio 2 - Dura em média de 5 a 15 minutos. Neste estagio a atividade cardíaca é reduzida, relaxam-se os músculos e a temperatura do corpo e a respiração cai e é bem mais difícil de despertar o indivíduo.
Estagio 3 - Neste estágio os movimentos oculares são raros e são necessários mais estímulos que o estádio anterior para o individuo acordar. E começa ter um nível de profundidade maior de sono.
Estágio 4 - Dura cerca de 40 minutos. É a fase onde o sono é muito profundo. Nesta fase, liberta-se o hormônio do crescimento, a leptina responsável pelo controle do apetite, massa corporal, imunidade e o cortisol responsável por influenciar o metabolismo.
Estádio 5 – Esta fase também chamada sono REM, apresenta a máxima hipotonia, porém os olhos mexem-se rapidamente e existem oscilações dos membros, dos lábios, língua, cabeça e músculos timpânicos. É neste estádio que ocorrem a