trabalho
Itapecerica da serra , 06 de setembro de 2013
Fundamentos Sociológicos da Educação
Nome: Geovane Batista Feola
RA: 4222694239
Tutora: Luiza Regina Florencio Dos Santos
Itapecerica Da Serra , 06 de setembro de 2013
Passo 1
Na concepção de Max Weber a educação é constituída por um caráter institucional e burocrático, que muitas vezes impedem os alunos de ter uma maior liberdade de construção do conhecimento, é como se estivessem presos em uma espécie de treinamento, onde o professor parece desempenhar o papel de um “treinador” e não de um “vendedor de verduras”, como Weber mesmo denomina. Um espírito carismático não se sobressai nessa relação, apenas o burocrático-disciplinador. A uniformidade existente não deixa que se perceba que cada aluno tem seu conhecimento prévio e que com isso eles apenas passam determinado assunto sem ao menos pedir para que os alunos reflitam a respeito.
Passo 2
Na visão de Max Weber o professor especialista-burocrático se comporta de maneira a passar o conteúdo aos alunos colocando suas próprias opiniões e sem ao menos pedir aos alunos para refletir sobre o tema apresentado, e o autor considera isso uma pedagogia racional e burocrática, que o professor apenas treina o aluno que é considerado uma “folha em branco”, sem considerar que o aluno já tem um conhecimento prévio.
Para modificar essa educação burocrática Weber defendia a ideia de oferecer uma educação carismática, cujo o objetivo não é transmitir o conteúdo, mas sim fazer com que os alunos pensem em determinados conteúdos, dando liberdade, autonomia e estimulando os alunos a refletirem sobre o tema e pelo conhecimento que já possui.
O professor devia se manter firme e fazer o papel de estimulador e dar ferramentas para que os próprios alunos se tornem capazes de construir suas próprias opiniões.
Passo 3
Alguns de meus professores só transmitiam os