trabalho
Entre os pratos mais comuns da região podemos destacar os seguintes:
Vatapá: uma espécie de pasta feita a base de farinha ou pão amanhecido, leite de coco, peixe, frango, ou camarões secos, amendoim e castanha, sendo temperado com muitos condimentos e pimenta.
Tapioca: uma espécie de panqueca feita à base de fécula de mandioca, podendo sem recheada com diferentes ingredientes.
Moqueca: Um ensopado feito à base de peixes ou frutos do mar, sendo preparado com pimentões, azeite de dendê e outros condimentos.
Baião de dois: consiste no arroz cozido no caldo do feijão, sendo adicionados alguns outros ingredientes disponíveis, como por exemplo, a carne-seca e queijo.
Acarajé: um das iguarias mais famosas, consiste em um bolinho de feijão branco e cebola frito no azeite de dendê, sendo recheado com camarões apimentados.
Buchada: Prato que consiste nas tripas ou estômago do bode lavado e recheado com suas vísceras temperadas com sal, pimenta-do-reino, alho, cebola, cheiro verde, louro, cominho e coentro, servido com um molho bem apimentado.
Como podemos perceber a cozinha nordestina assim como das demais regiões é riquíssima e muito apetitosa, apesar de parecer algumas vezes exóticas, as receitas são aprovadas pela maioria absoluta de quem prova. Vale ressaltar que você não precisa ir até o nordeste para experimentar esses sabores, existem por todo Brasil diversos restaurantes especializados nessa cozinha que já possui algumas receitas tombadas como patrimônio imaterial. Música
O pernambucano Luiz Gonzaga foi o precursor do baião, ritmo que ao lado de outros como xote, xaxado e côco fazem parte do chamado forró. Vários artistas deram continuidade ao legado de Luiz Gonzaga, como é o caso de Dominguinhos, Sivuca, Jackson do Pandeiro e Waldo. O frevo, mais comum nos estados do Pernambuco e Paraíba, se caracteriza pelo ritmo acelerado e pelos passos que lembram a capoeira. Esse gênero já revelou grandes músicos como Alceu