Trabalho
Bibo Machado
Fotografia
''FOTOGRAFAR É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA, A
CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO.''
Henri Cartier-Bresson
Este material didático tem como finalidade conduzir o leitor a uma introdução a linguagem fotográfica , as possibilidades de utilização das técnicas e dos mecanismos das máquinas fotográficas analógicas e digitais.
As informações que serão apresentadas através deste conteúdo também irão guiar e propiciar um aprofudamento prático.
Luz e Exposição
- A Abertura do diafragma
- O Obturador
- O fotômetro
- O Tempo de exposição
- Combinação abertura /velocidade
- A velocidade do Filme
- Modo manual e modo semi automático
- A profundidade de campo
- Movimento de Velocidade do disparo
Máquinas Fotográficas
Visor Direto
Objetivas
Gêmeas
Reflex
O DIAFRAGMA
O diafragma tem por função básica, controlar a intensidade de luz que passa pela objetiva,determinando assim também a exposição. A determinação do diafragma é inversamente proporcional a quantidade de luz existente. Em situação de muito sol, mantém o orifício fechado, em dia nublado abre-se para um orifício maior.
Os números f/ correspondem a uma série de círculos decrescentes. A maior abertura, maior entrada de luz, corresponde ao 1. Em cada posição sucessiva, a área do circulo correspondente vai sendo reduzida, para o que temos que dividir o diâmetro do circulo maior pela raiz de 2, raiz de 4, raiz de 8 é raiz de 16, e assim por diante. Os produtos dessas raízes são: f/1.4, f/ 2, f/ 2.8 e f/ 4. Estes produtos são os números que aparecem na borda do diafragma e correspondem à grandeza a que é reduzida a superfície da abertura.
Diafragma
F= 16
11
8
5.6
4
2.8
2
FILMES - SENSIBILIDADE E GRANULAÇÃO
De modo geral, podemos dividir a emulsão em duas categorias quanto à sensibilidade: 1. Rápida, ou de alta sensibilidade, e:
2. Lenta, ou de baixa sensibilidade.
Se