TRABALHO
AMANDA ROMANO
MARCELO
TAINÁ PACHECO
EXAUSTÃO
CURITIBA
2013
AMANDA ROMANO
MARCELO
TAINÁ PACHECO
EXAUSTÃO
Trabalho da disciplina de Contabilidade Introdutória, do Curso de Ciências Contábeis, 2º período, da Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL.
Professor: Celso da Rosa Filho
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A depreciação, amortização e exaustão devem ser reconhecidas até que o valor residual do ativo seja igual ao seu valor contábil (NBC 19.5.4.4).
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Exaustão
1.2 PROBLEMÁTICA
Em que consiste a exaustão, em termos contábeis?
1.3 OBJETIVO GERAL
Analisar os conceitos necessários para a compreensão e elaboração da pesquisa, identificar como a exaustão é apresentada nos balanços, e associar com casos práticos os exemplos reais.
1.4 JUSTIFICATIVA
Através de um diálogo em sala, entre os alunos e o professor, cada tema de trabalho foi distribuído aos respectivos grupos de alunos formados em sala. A pesquisa, que foi escolhida aos membros do grupo, nesse caso foi ‘Exaustão’.
A razão para a realização da pesquisa, é aprofundarmos mais nesse assunto, para que possamos compreender os estudos que nela é abordada.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 EXAUSTÃO
Exaustão é a redução do valor de investimentos necessários à exploração de recursos minerais ou florestais. A medida que os recursos minerais vão se exaurindo, registra-se na contabilidade, simetricamente à possança conhecida da jazida, a quota de exaustão.
Tratando-se de floresta natural, a quota de exaustão será determinada mediante relação percentual entre os recursos florestais extraídos no período e o volume dos recursos florestais existentes no