Trabalho
Pteridófitas
Também conhecidas como criptógamas. Estas são a classe mais antiga de vegetais. São plantas que não produzem flores. São cerca de 13000 espécies. A sua reprodução é mediante esporas. Requerem climas húmidos para a reprodução. Estas, por sua vez, se classificam em: psilotopsida, equisetopsida, marattiopsida, pteridopsida.
Espermatófitas
As espermatófitas são plantas que apresentam um grande grau de organização. Para alem de apresenta raiz, caule e folhas como as anteriores, possui um sistema vascular muito desenvolvido. Nestas plantas o esporófito domina sobre o gametófito, que é muito reduzido.
Dentro das espermatófitas encontramos:
Gimnospermas: São plantas sem frutos que protegem a semente. Existem umas 850 espécies deste tipo de plantas. São plantas lenhosas de porte variado. As suas flores são sempre unissexuais. O abeto e o cipreste são duas típicas plantas gimnospermas. | |
Angiospermas: As plantas angiospermas são actualmente o grupo dominante e mais diversificado da flora, em relação às adaptações e biótipos. Conhece-se mais de 220000 espécies de plantas deste tipo.
Três características principais as diferenciam das gimnospermas: os órgãos reprodutores podem ser bissexuais e apresentam folhas florais cuja única função é proteger a verdadeira flor, os carpelos envolvem os óvulos na sua totalidade transformando-se em sementes e frutos, realizando uma dupla fecundação.
As plantas angiospermas por sua vez se subdividem em Monocotiledóneas e Dicotiledóneas. As monocotiledóneas são plantas angiospermas que apresentam uma só folha embrionária ou cotilédones nas suas