trabalho
Atividade a ser desenvolvida:
Discussão sobre o tema: “Qualidade no Setor Público”.
1- Qual a abrangências, ou limitações, da Qualidade no SP?
Uma nova postura do setor público vem se construindo devido às constantes e recentes transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas com a globalização. Novas normas e regras surgiram para limitar as condutas dos Administradores Públicos.
No que tange a qualidade podemos afirmar que devido a exigência cada vez maior dos cidadãos no atendimento de suas necessidades, os órgãos públicos cada vez mais se utilizam de sistemáticas, tais como, a avaliação da gestão, assemelhando-se assim as empresas privadas, com o intuito de garantir a satisfação do cidadão em relação ao serviço público prestado.
No Brasil este fato está relacionado ao lançamento do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade instituído em 1990. Em 1995, surgiu o Programa de Qualidade no Serviço Público (PQSP), que foi aperfeiçoado em 1999, dando ênfase ao cidadão.
Segundo Lima e Salgado (1998, p. 15), o Plano Diretor situa a Gestão pela Qualidade como um instrumento das mudanças culturais pretendidas na administração pública. Em 1998, surgiu o Premio Qualidade do Governo Federal (PQGF), que resulta em melhoria significativa, com a racionalização dos recursos e cumprimento de metas.
Para MOURA (1999,p.68), "qualidade é definida como sendo a conformidade entre o que se produz com aquilo que o cliente quer, de modo que suas expectativas sejam superadas e sua satisfação alcançada".
Para OSBORNE & GAEBLER (1997,p.21): "O governo é um instituição fundamentalmente diferente da empresa. Os empresários são motivados pela busca da lucro; as autoridades governamentais se orientam pelo desejo de serem reeleitos...”
Referindo-se as abrangências, podemos dizer que em função da grande extensão territorial do país, o modelo de contratação de empresas terceirizadas para o atendimento da população na prestação do