trabalho
Curso de Engenharia Elétrica
Metodologia Científica – Professora Msc. Cristiane Gonçalves Dagostim
QUALIDADE EM SERVIÇO DE TRANPORTE DE PASSAGEIROS: UM ESTUDO DE CASO NO SISTEMA URBANO DE PORTO ALEGRE.
BRUNO CECHINEL MARTINS, HELIGTON RODRIGO ROSSO POSSAMAI, JEFERSON DAMIANI ROMAGNA , MAGNUS CITTADIN
1 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BUBICZ, Marta Elisa; SELLITTO, Miguel Afonso. Qualidade em serviço de transporte de passageiros: um estudo de caso no sistema urbano de Porto Alegre. Disponível em: . Acesso em: 25 fev. 2010.
2 RESUMO DA OBRA
A partir do período pós industrial o setor de serviços corresponde uma boa parcela do PIB de grandes nações Européias e dos EUA, devido a empresas desses países que prestam serviços a nações emergentes. O sistema de transporte publico é responsável por uma grande parcela do setor de serviços, e é sua obrigação verificar o meio de pesquisas e seu sistema de qualidade e a eficácia do produto oferecido. Neste artigo os autores verificaram por meios de pesquisas exploratórias e dados das empresas a não eficácia do sistema, dividiram artigo em quatro capítulos sendo o ultimo as considerações finais.
Toda a organização de transporte publico municipal é inteiramente de responsabilidade de cada município da federação, sendo que este serviço deverá ser de qualidade para conforto e segurança dos usuários e diminuição do fluxo de veículos nas vias públicas. Transporte ruim não gera crescimento para a região, os usuários terão que residir perto dos locais de trabalho para economizar tempo. Foi evidenciado que quanto maior o número de habitantes numa cidade maior será a distancia percorrida pelo mesmo. Nota-se que a avaliação do serviço prestado dependerá do padrão de vida do usuário, sendo que as pessoas mais ricas serão mais exigentes e as mais pobres menos.
Em Porto Alegre a empresa responsável é a EPTC (Empresa Porto-Alegrense de Transporte Coletivo), ela tem sempre de estar