trabalho
A palavra dengue tem origem espanhola e quer dizer "melindre", "manha". O nome faz referência ao estado de moleza e prostração em que fica a pessoa contaminada pelo arbovírus (abreviatura do inglês de arthropod-bornvirus, vírus oriundo dos artrópodos).
História da Dengue
O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, foi introduzido na América do Sul através de barcos (navios negreiros) provenientes da África, no periodo período colonial, junto com os escravos. Houve casos em que os barcos ficaram com a tripulação tão reduzida que passaram a vagar pelos mares, constituindo os "navios-fantasmas".
Transmissão da dengue
A transmissão da dengue é feita através da picada do mosquito Aedes Aegypt, que se reproduz na água limpa parada.
A dengue só é transmitida através da picada deste mosquito e um indivíduo não pode passá-la para outro, e por isso não há necessidade de isolamento.
Quando a mulher grávida é contaminada com a dengue, seu bebê não é contaminado, e por isso não existe a transmissão vertical da dengue.
Sintomas da dengue
A dengue gera sintomas como: febre alta repentina; dor de cabeça forte; dor no fundo dos olhos; dor em todo o corpo; pintinhas vermelhas pelo corpo; desânimo e cansaço. Tratamento da dengue
O tratamento da dengue é feito com medicamentos como Dipirona e Paracetamol. É importante a boa hidratação; repouso e alimentação leve, de fácil digestão.
A dengue é potencialmente grave especialmente quando o indivíduo contamina-se com a dengue pela segunda vez, pois neste caso, existe a possibilidade dele vir a desenvolver a dengue hemorrágica, que pode levar à morte se não tratada adequadamente.
Prevenção da dengue
A única forma de evitar a transmissão da dengue é através de medidas de prevenção como:
Não deixar água parada em nenhum lugar, pois é na água parada e limpa que o mosquito põe seus ovos e as larvas desenvolvem-se dando origem a um novo mosquito da dengue.
Por isso é muito importante:
Virar