trabalho
Em toda a área financeira contabilística de uma empresa, é necessário que haja um controle analítico de tudo que entra e saí, receitas,despesas,pagamentos, e tudo que traga benefícios ou não para a empresa, seja ela de grande, médio ou ate mesmo uma empresa de pequeno porte.
Toda a empresa necessita de um responsável que se prese e tenha total responsabilidade para fazer esse levantamento, para analisa o balanço empresarial para saber onde estão errando, se estão devendo ou se estão tendo um lucro significativo para a empresa, nada mais é que a apuração dos resultado da empresa como um todo, para se saber quando aconteceu a receita e quando aconteceu as despesas. Umas das atividades que este presente na contabilidade para a apuração de faturamento e o Regime Competência e o Regime Caixa.
O Regime competência, é usado para analisar e considerar as receitas que foram ocorridas em um determinado período, na data onde ocorreu o fato gerador, na data da realização do serviço,material,da venda, do desconto, não importando para a contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato, sabendo também de todas as despesas que ocorreram naquele mesmo período. O grande objetivo deste regime é que pode-se projetar ao futuro tendo uma analise mais aprofundada, gerando então uma estratégia contábil mais eficiente a fim de alcançar os objetivos traçados a longo prazo.
O Regime caixa segue uma outra doutrina diferentemente do regime competência. O regime Caixa é importante para que se saiba se as receitas da empresa estão ocasionando uma entrada significativa para o caixa da empresa conforme o esperado, já nas despesas ocasiona uma saída desse dinheiro no caixa, considerando a geração de um documento de quitação de uma divida, apenas quando a mesma já se encontra atualmente liquidada.
Regime competência e regime caixas são duas analises totalmente distintas uma das outras mas que tem uma grande funcionalidade