trabalho
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Este estudo tem o intuito de compreender a avaliação da educação básica na perspectiva do Estado Avaliador como mecanismo que gera informações referentes às positividades e fragilidades de uma escola ou de um sistema educacional capaz de subsidiar a gestão. Todo trabalho é o resultado de entrevistas realizada nas Escolas Municipal 15 de Outubro e Estadual Angelina Franciscon Mazutti do Município de Campos de Júlio MT com o baixo o nível de aprendizagem dos alunos com baixo desempenho nas séries avaliadas pela Prova Brasil, em que os indicadores da mesma não foram satisfatórios e comprometeram os resultados do IDEB das escolas nos últimos anos, e ao mesmo tempo também foi oferecido instrumentos que pudessem elevar a aprendizagem dos alunos de 2ºano, 5º ano e 9º ano nos resultados da prova Brasil.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) criado pelo Inep em 2007 representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médio de desempenho nas avaliações. Agregando o enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. Calculado a partir dos dados de aprovação obtido no Censo Escolar e médio de desempenho nas avaliações do INEP: o SAEB, para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil, para os municípios.
Com o baixo desempenho das escola fez-se trabalho de intervenção que foi realizado de forma que contemplou tanto os alunos como os professores através das ações como: palestras, reuniões e simulados nos parâmetros da prova Brasil, incentivo à leitura. Os