trabalho
O serviço social é uma modalidade profissional de curso superior com objeto de intervir positivamente nas dinâmicas dos conflitos cotidianos da sociedade, por isso, têm interfaces na sociologia, psicologia, economia, ciência política, filosofia, antropologia e pedagogia. Sua essência conceitual perpassa por diversos olhares sobre as dinâmicas dos conflitos sociais..
Como todo profissional, o servidor social enfrenta novos desafios do mundo contemporâneo, principalmente no período histórico chamado de Pós-Guerra Fria, início dos anos 90 com o advento da nova ordem mundial que suscita o surgimento e a redescoberta do aspecto cultural como essência do ser humano, portanto trata-se de um período de abertura de fronteiras e descobrimentos de novos horizontes culturais.
Com influência no Congresso Interamericano de Serviço Social realizado em 1941, em Atlantic City (EUA), o serviço social mundial e brasileiro que se configuram, e mais tarde também na década 70, mas emergindo na passagem do século XX para o XXI, novos parâmetros delineiam as novas condições de as instituições existirem enquanto forças atuantes do Estado sobre as dinâmicas sociais ligadas a saúde.
Como exclama a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1948: “Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” (BRASIL, 1990), por isso, o serviço social deve nesse ínterim, acompanhar as mudanças pelas qual o mundo testemunha e sofre. Para Brasil, 1990 também é possível confirmar que a Política Nacional de Saúde qur vigora desde 2006, tem por objetivo bastante pertinente ao trabalho do Serviço Social:
A saúde, sendo uma esfera da vida de homens e mulheres em toda sua diversidade e singularidade, não permaneceu fora do desenrolar das mudanças da sociedade nesse período. O processo de transformação da sociedade é também o processo de transformação da saúde e dos problemas sanitários.
No Brasil, especificamente nas décadas de 70 e 80