Trabalho
O meio ambiente pode ser definindo como um conjunto de elementos bióticos (organismo vivos) e abióticos (energia solar, solo, agua e ar) que integram a camada da terra chamada biosfera, sustentáculo e lar dos seres vivos.
As ações que o ser humano realiza pode provocar desequilíbrio em cadeias alimentares e consequentemente, compromete certa estabilidade dos ecossistemas, entre essas ações podemos citar a caça e pesca excessivas, as queimadas e desmatamentos, que destroem os habitais das espécies a intensificações do efeito estufa que altera os regimes de chuvas, entre outras ações.
As atividades relacionadas à urbanização e à industrialização causam grandes transformações nos ecossistemas, principalmente por que liberam grandes quantidades de resíduos no meio ambiente, como por exemplo, a emissão de resíduos em quantidades significativas na qual causa alterações nas características abióticas dos ecossistemas, provocando sérios danos ao meio ambiente.
Algumas das alterações que atinge o meio ambiente é a poluição, Os resíduos liberados pelas atividades humanas podem causar a poluição do ar, da agua e do solo. Entre esses resíduos, podemos destacar o esgoto, os gases poluentes e o lixo.
Os graves problemas ambientais que estão atingindo o planeta terra, como produção excessiva de lixo, a poluição, o aquecimento global, o desmatamento acelerado e a extinção de espécies, têm aumentando a cada dia, a preocupação com o presente e o futuro da humanidade.
Tem valor estético, pelo que a sua conservação se reveste de considerável importância. Infelizmente, o crescimento da população humana, o consumo intensivo dos recursos biológicos e o desenvolvimento de um sistema econômico que não valoriza o ambiente e os seus recursos estão a colocar em vias de extinção diversas espécies de seres vivos.
Primeiros dizem respeito utilidade podemos fazer dos seres vivos. Efetivamente eles podem ser utilizados na nossa alimentação, no