Trabalho
“Não há vento favorável para aquele que não sabe aonde vai”. A frase do filósofo romano Sêneca traduz a importância do planejamento nos projetos de desenvolvimento territorial.
É por meio da estruturação das idéias que será possível estabelecer metas claras para a execução das propostas feitas pelo comitê.
Por meio do Planejamento, será possível prever os recursos necessários para alcançar os objetivos traçados e se preparar para problemas que possam aparecer. Planejar é definir um caminho para alcançar uma meta
O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro.
O primeiro passo para iniciar um planejamento estratégico é construir uma visão de futuro. Esse processo é um exercício de imaginação, de criatividade, de sonho mesmo.
Assim como foi feito na etapa da identificação das vocações e oportunidades locais, quando analisou-se a situação de cada área (econômica, social, político-institucional, cultural, ambiental) para, ao final, considerar todo o conjunto, o mesmo pode ser feito na visão de futuro.
Como estabelecer a visão de futuro?
Podemos começar respondendo questões do tipo: “Como estará organizada nossa economia? Como serão as condições de educação, saúde, trabalho, moradia, transporte, saneamento e limpeza urbana? Como estará o nosso patrimônio cultural? Como estará o nosso meio ambiente? Como estará a consciência das pessoas, seu nível de organização e participação na vida social?”
Nesse momento, não é preciso entrar em muitos detalhes. Ainda não é a hora de dizer “o que fazer” ou “como fazer”, mas simplesmente apontar para onde se quer chegar.
Um bom exercício é pedir que todos os membros do Fórum descrevam sua visão de futuro. A partir do que for relatado, o grupo pode ir construindo um pequeno texto, de alguns poucos parágrafos, resumindo sua visão de futuro coletiva.
É muito importante ter uma visão de futuro consensual e compartilhada, pois é ela que vai