trabalho
Curso:
Administração e Ciências
Contábeis
Série:
2.
Disciplina:
Economia
Professor EAD:
Renata Machado Garcia Dalpiaz
Tema:
Tema 7: Determinação da Renda e do Produto Nacional
Conteúdo:
Roteiro do Tema 7
Período Letivo: 1º bimestre 2013-2
A moeda como um instrumento aceito pela coletividade nas transações econômicas, sua evolução até o papel moeda, suas funções no sistema econômico e os tipos de moeda no mercado.
As influências determinadas pela oferta e pela demanda.
Os conceitos de meios de pagamentos, o papel do Banco Central na oferta da moeda, os instrumentos de política monetária e o conceito do multiplicador da base monetária.
As taxas de juros têm papel fundamental nas decisões dos empresários para tomarem decisões de ampliações de suas instalações, que elas se tornaram o indicador de maior expectativa na economia e que suas oscilações são determinantes para as economias locais e globais.
O modelo de sistema financeiro que um país adota será primordial para atrair investimentos - nacionais ou estrangeiros; entender que ele terá de oferecer condições de gerar poupança e oferecer um desenvolvimento econômico justo para sua sociedade. Este tema deve possibilitar que você analise:
A determinação da renda, sua relação direta com o produto interno bruto (PIB) e a atividade econômica desenvolvida por agentes econômicos no país.
Como o PIB é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza
(bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento.
O Equilíbrio macroeconômico.
A política fiscal, inflação e desemprego.
O papel da taxa de juros e o sistema financeiro.
Reflita sobre a Leitura Complementar: Por que os juros são tão
altos no Brasil, apresentada por Vasconcellos