trabalho
1- Teoria Psicossexual de Sigmund Freud
Freud apresentou a teoria da sexualidade uma perspectiva de seus atos e expressões suprema da racionalidade, essencialmente de natureza sexual.
As ideias se encontram muito vivas atualmente, em sua forma original como nas numerosas modificações que sofreram por meio de seus seguidores, entre eles: Carl Gustav, Wilhelm Reich, Jaques Lacan, Sandor Ferenzi, Erik Erikson, Melanie Klein, Anna Freud e Françoise Dolto. pFreud descobriu que este método, intitulado “associação livre”, consistia num modo de acessar o inconsciente.
- Freud e Educação:
A psicanalise surge com Freud como possibilidade de compreender o fenômeno educativo, através da noção de inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação. Freud acreditava que um dos meios para evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação que respondesse aos questionamentos da criança.
2- Teoria Cognitiva de Jean Piaget.
O biólogo suíço Jean Piaget (1896 -1980) construiu uma importante teoria, atribuindo especialmente atenção ao fator cognitivo. Para Piaget, em cada fase do desenvolvimento humano existe uma maneira especifica de compreender o mundo (que chamava de esquema) e de se comportar diante dele (denominava de operação).
Esta compreensão tem uma relevância significativa para o campo da educação, uma vez que para o planejamento eficaz de ensino e necessário levar em conta quais os esquema e operações que estão em jogo. No entanto, há indicações de estudos realizados em várias partes do mundo que apontam a cognição humana se desenvolve na mesma sequencia prevista pela teoria piagetiana.
Piaget e Educação.
Jean Piaget formula a ideia de que o conhecimento é resultado do processo de interação entre o sujeito e o ambiente. A acomodação implica na transformação, para poder lidar com o ambiente; diante de um objeto ou nova ideia que a criança modifica. A adaptação de maneira pela qual estabelece um equilíbrio