trabalho
Marcos é um dos quatro evangelhos e é o segundo livro em ordem cronológica apresentado no Novo Testamento. Marcos (João Marcos era o seu nome completo) era amigo de Pedro, Pedro foi o nome dado a Simão por Jesus pessoalmente (Marcos 3:16). Pedro era muito próximo de Jesus e depois da crucificação de Jesus na cruz romana foi um dos fundadores da igreja Cristã primitiva.
Marcos é mencionado várias vezes no Novo Testamento, começando no livro de Atos, capítulos 12 e 13, em Colossenses 4:10 e finalmente em 2 Timóteo 4:11. O livro de Marcos foi provavelmente escrito na Itália, e talvez em Roma. Marcos tem 16 capítulos e é o mais curto dos quatro evangelhos. No entanto, os detalhes dos eventos e milagres de Jesus em marcos são consistentes com os outros três evangelhos: Mateus, Lucas e João.
Marcos é dividido em sete partes que descrevem a vida e o ministério de Jesus Cristo. O primeiro capítulo começa com uma citação de Isaías e João Batista o qual profetizou sobre a vinda do Messias. Esse capítulo também detalha o batismo e a tentação de Jesus. O começo da segunda parte do marcos descreve o momento quando Jesus convida Simão Pedro e seu irmão André para fazerem parte do Seu ministério juntamente com mais dez discípulos (Marcos 1:14-20). Jesus começa a executar milagres durante a segunda parte do livro (veja Marcos 1:21), conhecida também como o seu Ministério Galileu pelo versículo 6:29. Parte três descreve a saída de Jesus e Seus discípulos da Galileia e o milagre de alimentar 5000 pessoas com cinco pães e dois peixes (Marcos 6:37-44). Esse capítulo também descreve o milagre de Jesus andando sobre as águas (Marcos 6:49), a confissão de Pedro de que Jesus era o Messias (Marcos 8:29) e a transfiguração (Marcos 9:2-5). Na última parte dessa parte, Jesus prediz Sua morte e ressurreição (Marcos 9:32). Parte quatro, começando com o versículo 9:33, cobre o período quando Jesus vai até Cafarnaum e prega aos Seus discípulos sobre quem é o maior (Marcos