trabalho
Resumo
O processo de mudança organizacional é cada vez mais influenciado pelo líder, que exerce importante papel na construção de espaços nas organizações, na medida em que torna possível a facilitação das discussões e questionamento do grupo. Hodiernamente, é cada vez maior o universo de reflexões sobre a importância da liderança nas instituições tendo em vista as novas formas de organizações do trabalho, suas habilidades, competências e a respectiva gestão da informação. Destarte, este artigo constitui-se numa revisão da literatura, focalizando os vários aspectos da temática estruturada como os tipos de liderança, as habilidades e as competências do líder na organização e sua atuação como instrumento que possibilita o diferencial competitivo.
Portanto o objetivo primordial é provocar reflexões sobre a evolução conceitual de liderança e suas várias dimensões, bem como dos modelos de gestão exigidos neste novo milênio, articulando de maneira que evidencie a relevância do tema, identificando o papel da liderança, através de suas ações e comportamentos, em um processo de mudança organizacional.
INTRODUÇÃO
As organizações, constantemente alvo de intensas transformações, precisam de uma reestruturação dos processos produtivos e um reexame cuidadoso dos tradicionais modelos de gestão, pois estão demandando adaptações rápidas e eficazes dos seus líderes.
Pode-se dizer que os antigos modelos não mais se adequam eficientemente ao ambiente competitivo instalado nas atuais organizações; as transformações, pelas quais passam, impulsionam os seus paradigmas, provocando rupturas e mudanças de suas filosofias gerenciais; e em meio a esse ambiente, a liderança é um elemento de vital importância ao sucesso de qualquer organização.
O tema liderança é recorrente, importante e desafiador, englobando variáveis como tipos de poder e autoridade, características pessoais de líderes e liderados, inter-relações sociais, poderes