Trabalho
Segundo Lígia Brasiauskas (1999:03), atualmente, três são os passos fundamentais a serem trilhados pelo candidato a uma vaga em uma empresa:
1. Fazer uma carta de apresentação eficiente e criativa.
2. Elaborar um currículo que seja cartão de visita.
3. Preparar-se bem para a entrevista.
A carta de apresentação é uma forma de o candidato apresentar-se ao selecionador e de deixar uma impressão positiva. Todos os detalhes e os pormenores são importantes, desde os cuidados com a organização e a linguagem até a estética e a limpeza.
Hoje alguns candidatos optam por enviar uma carta de apresentação sem o currículo. Neste caso, deve-se fazê-la com mais apuro e cuidado, mais criatividade e agressividade. Entenda-se este último como garra e objetividade para chegar lá.
Como há empresas especializadas que as elaboram, em série, estas cartas, aqui no Brasil, acabaram perdendo o efeito, pois o retorno é muito baixo.
No entanto, se quiser fazer uma boa carta de apresentação, deve-se adaptar o estilo do texto de acordo com o objetivo mencionado no currículo. Para cada CV, deve-se elaborar uma carta de apresentação específica.
Algumas dicas para a elaboração de uma boa carta de apresentação:
Uma carta de apresentação não pode conter um só parágrafo, dando-lhe a aparência de bilhete.
A boa aparência deve ser mantida. Não encha uma página aleatoriamente, desrespeitando margens e espaços; isto dá ao leitor a impressão de desorganização, depõe contra o autor.
Erros gramaticais, de pontuação ou mesmo de digitação, em muitas empresas, tiram completamente as chances do candidato.
Tome cuidado com dois itens: texto desinteressante, monótono, enfadonho, texto fora de foco, com parágrafos extensos, cheios de palavras desconexas e desnecessárias, repetitivas e vulgares. Isto leva o leitor a não terminar a leitura.
Não deprecie sua formação, mesmo que não seja das melhores. A confiança conta muito, transmite ao leitor um