Trabalho
Aula 03: Valores Organizacionais e a Ética no Trabalho
Em meio ao cenário mundial é constante a convergência de valores e relacionamentos humanos. Nossa sociedade global predominantemente capitalista é formada por diversas unidades sociais de produção, como as organizações empresariais, que refletem acirradamente as relações capital X trabalho e a conturbada crise moral e existencial da humanidade.
A ética mostra-se, então, como sendo indispensável nas relações sociais das organizações. Mas o que é ética? É a ciência que reflete sobre os costumes e ações humanas, analisando códigos de conduta e regras morais e que tem a função de sistematizar as bases dos princípios da moralidade, possibilitando o desenvolvimento de uma consciência moral onde cada um de nós capacita-se a assumir a responsabilidade por nossas escolhas.
Cada cultura, cada sociedade, cada época, cada grupo tem suas normas e regulações. E dessa forma cada empresa e/ou instituição por sua vez também. Assim, cada realidade empresarial vive de seus pressupostos, princípios, valores e cultura organizacional, os quais atuam como referência e identidade no mundo.
As organizações vão modelando-se de acordo com as necessidades sociais, de mercado e de seus stakeholders. E nesse movimento complexo vão sofrendo influências ideológicas, econômicas e políticas, por isso é preciso ter cuidado para não perderem sua identidade filosófica, ou seja, sua razão de ser.
Diante de uma sociedade que estimula os aspectos materiais e consumistas da vida em detrimento da genuína capacidade autêntica e comprometida, os gestores precisam utilizar sua habilidade conceitual, pensar filosófico para desvelar as nuances dos comportamentos humanos nas organizações, buscando compreender os dilemas e conflitos de valores e de posturas no ambiente de trabalho.
Decorrente da própria conturbação moral que assola nossa sociedade, nós humanos vivemos normas éticas e juízos de valor ambíguos que desequilibram as próprias